Tim, você sem amigos?


timA Tim desenvolveu um comercial que, a grosso modo, incentiva a prática criticada de estar com os amigos, mas não desconectar do celular e aproveitar o momento com eles.

Quem gosta de um happy hour sabe o quanto é irritante aquele amigo, ou aqueles amigos, que estão na mesma mesa que você, mas parece que não, você fala e a pessoa não te escuta, pois os assuntos no Whats App, Instagram ou Facebook se tornam mais importantes. Para eles desgrudar do celular por um minuto parece tortura.

E que tal a operadora incentivar esse relacionamento frio? Uma oportunidade, não é mesmo? Afinal, quanto mais as pessoas usarem os celulares, maior a sua rentabilidade. Mas não caiu bem incentivar a fixação na relação online, desprezando a mais humana, a fala olho no olho, com risadas verdadeiras e não apenas “rsrs” ou “kkkkk”, que você nunca sabe se realmente é sincera.

Deixo aqui algumas boas práticas sobre esse assunto

A operadora de celulares tailandesa DTAC desenvolveu a famosa campanha “Disconnect To Connect” (Desconecte-se para conectar-se), com um comercial emocionante que mostra o quanto perdemos de viver quando estamos focados em aparelhos, incentivando conectar mais a sua vida.

kit-kat-no-wifi-1Em Amsterdã na Holanda, a Kit Kat criou as zonas “No Wi-fi”, que são pequenas áreas com raio de cinco metros com rede sem fio bloqueada, algumas mesas e banquinhos para que as pessoas fiquem offline por um tempo e interajam de verdade.

 
Copo-Offline-1Também com esses objetivos, o Bar Salve Jorge criou o “Copo Offline”, que só fica em pé quando está apoiado em um aparelho celular.

 

 

 

Ainda mais além, a Cerveja Polar criou o “Anulador de Celular Polar”, que quando a cerveja é colocada dentro, automaticamente desativa sinais Wi-fi, 3G, 4G…

Esses exemplos foram muito compartilhados nas redes sociais (espero que não enquanto estavam se divertindo com os amigos), e trouxeram uma boa imagem humanista às marcas. Tive um grande professor, Ricardo Chiminazzo, que sempre dizia que as empresas devem HUMANIZAR, pois todas trabalham e disponibilizam seus produtos para pessoas. A marca deve ser tratada como um ser humano, ter personalidade, sentimentos, opiniões e transmitir isso, pois as pessoas percebem e se identificam com elas.

A Tim, que já não possui uma boa imagem da marca, transmitiu frieza e incentivou a relação à distância, mesmo quando se está perto. As tecnologias são excelentes e bem vindas, mas devem sempre ser utilizadas para unir pessoas, e não separá-las. Quando está com seus amigos ou família, aproveite verdadeiramente o momento de estarem próximos, que com a correria do dia-a-dia se torna cada vez mais complicado.

A Tim é atendida pela agência NEOGAMA/BBH.

 

Escrito por Camilo Leles

Colaboração Gabriel Jensen

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